Coordenação – NEL
O Núcleo de Estudos em Leitura (NEL) é coordenado pela Doutora Lêda Maria Braga Tomitch, professora titular do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras da Universidade Federal de Santa Catarina ( http://www.lle.cce.ufsc.br/) , atuando no Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários (http://ppgi.posgrad.ufsc.br/) desde 1996. Possui mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) (1988) e doutorado em Letras (Linguística Aplicada) (1995), ambos pela UFSC. Realizou pós-doutoramento na área de processamento da linguagem, no Center for Cognitive Brain Imaging, na Carnegie Mellon University ( http://www.ccbi.cmu.edu/) , nos EUA. Em 2018 realizou seu segundo pós-doutoramento na Universidade de Auckland, na Nova Zelândia, no Centre for Brain Research (https://www.fmhs.auckland.ac.nz/en/faculty/cbr.html.). Seus interesses de pesquisa incluem os seguintes temas: relação entre a capacidade da memória de trabalho e a compreensão e produção escritas; a implementação dos processos componenciais da leitura no cérebro humano; e o ensino da leitura.
The Núcleo de Estudos em Leitura (NEL) is coordinated by Professor Lêda Maria Braga Tomitch, professor at the Department of Foreign Language and Literature at the Federal University of Santa Catarina (http://www.lle.cce.ufsc.br/), acting in the Post-Graduate Program in English: Linguistic and Literary Studies ( http://ppgi.posgrad.ufsc.br/ ) since 1996. She has a master’s degree in letters (English and corresponding Literature) (1988) and a doctorate in letters (Applied Linguistics) (1995), both by UFSC. Professor Lêda Maria Braga Tomitch carried out a post-doctoral study in the Language Processing Center for Cognitive Brain Imaging at Carnegie Mellon University ( http://www.ccbi.cmu.edu/) in the USA . In 2018, she carried out a second post-doctoral study at the University of Auckland, New Zealand, at the Centre for Brain Research ( https://www.fmhs.auckland.ac.nz/en/faculty/cbr.html ). Her research interests include the following topics: the relationship between working memory capacity and the written comprehension and production; The implementation of componential processes of reading in the human brain; and the teaching of reading.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1844365826435249