Chris Royes Schardosim

Titulação

Título da Dissertação: Compreensão leitora em alunos da 5ª. série do ensino fundamental (2010)

Orientadora:  Leonor Scliar-Cabral

 Link da Dissertação

Título da Tese: Estratégias para a compreensão leitora: um estudo no 6º ano do ensino fundamental (2015)

Orientadora: Prof.ª Dr.ª Cristiane Lazzarotto Volcão

 Link da Tese

Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) no Instituto Federal Catarinense (IFC) no Campus Ibirama desde 2013. Atua no Ensino Médio com as disciplina língua espanhola e redação, na Especialização em Educação com as disciplinas Metodologia de pesquisa e Leitura e produção do texto acadêmico. Desde 2019 atua 20 horas no IFC Campus Camboriú no Mestrado Acadêmico em Educação com as disciplinas Seminário de Pesquisa e Leitura e produção de textos acadêmicos. Doutora em Linguística (2015) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com bolsa de estágio de doutorado no exterior pelo DAAD na Universität Augsburg, na Alemanha, Mestre em Linguística (2010) e Licenciada em Letras Espanhol (2008) também pela UFSC. Possui experiência na área de Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: compreensão leitora, estratégias de leitura, metodologia de pesquisa e ensino-aprendizagem de língua espanhola como língua estrangeira e português como língua materna e adicional. Filiada à Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN) e à Associação Brasileira de Alfabetização (ABAlf). Líder do Grupo de Pesquisa Processos Educativos, criado em 2020.

Lattes: Link