Profa. Dra. Lêda Maria Braga Tomitch coordena simpósio temático na XIII Semana Acadêmica de Letras da UFSC
Profa. Dra. Lêda Maria Braga Tomitch , coordenadora do NEL, organizou o simpósio temático Bilinguismo e Compreensão Leitora: pesquisas sobre a cognição e o ensino da leitura em L2, realizado no dia 05 de junho de 2019 das 14h às 18h, durante a XIII Semana Acadêmica de Letras da UFSC.
Seus orientandos Bruno de Azevedo, Dionatan Bastos Cardozo, Juliana do Amaral, Sidnei Werner Woelfer e Tatiana Koerich Rondon apresentaram os seguintes trabalhos:
– Bruno de Azevedo – Como analisar atividades de vocabulário em livros didáticos de inglês?
– Dionatan Bastos Cardozo – Os Efeitos de Tarefas de Pré-Leitura na Compreensão Leitora em L2 de Textos Expositivos e Narrativos
– Juliana do Amaral – Comparando a eficiência de estratégias de estudo nos níveis de compreensão, retenção e aprendizado a partir de textos em inglês
– Sidnei Werner Woelfer – A Construção de Significados na Leitura de Cartuns em Língua Estrangeira/Inglês: um estudo sobre as relações entre Capacidade da Memória de Trabalho, Proficiência Leitora e Processamento de Informações Verbais e Pictoriais
– Tatiana Koerich Rondon – Ativação de esquemas e memória de trabalho: o efeito de diferentes atividades de pré-leitura na compreensão leitora de alunos de inglês como língua estrangeira
O simpósio também contou com a participação de acadêmicos de outros núcleos de estudo da UFSC e de outras universidades:
– Dohane Julliana Roberto, sob orientação da Profa Dra. Ana Cláudia de Souza – Os Efeitos de Tarefas de Pré-Leitura na Compreensão Leitora em L2 de Textos Expositivos e Narrativos
– Wesley Henrique Prates, sob orientação da Profa. Dra. Luciane Baretta – Comparando a eficiência de estratégias de estudo nos níveis de compreensão, retenção e aprendizado a partir de textos em inglês
– Pietra Cassol Rigatti e Ana Beatriz Arêas da Luz Fontes – O que e quanto você lê? Confiabilidade e validação de questionários de hábitos de leitura
– Karolline dos Santos Rolim – Investigação de processos de leitura, produção textual, tradução e pós- edição: iniciação à pesquisa experimental em linguagem