How does the brain accommodate multiple languages?: quinta palestra da Ciclo “Leitura e(m) Interfaces: Teorias, Métodos e Aplicações”
No dia 08 de julho de 2021, o Núcleo de Estudos em Leitura (NEL) da UFSC e o Grupo de Estudos em Neurolinguística e Psicolinguística (GENPE) da PUCRS promoveram a quinta palestra do Ciclo “Leitura e(m) Interfaces: Teorias, Métodos e Aplicações”, celebrando os 50 anos do Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários da UFSC.
A palestra intitulada “How does the brain accommodate multiple languages?” foi apresentada por Sharlene Newman (University of Alabama-USA), e contou com a moderação da professora e coordenadora do NEL, Lêda Maria Braga Tomitch (UFSC).
Vários estudos têm mostrado alterações cognitivas e neurais em função do aprendizado da segunda língua (L2), mesmo que a aprendizagem ocorra tardiamente, após o período crítico. Nesta palestra, Sharlene falou sobre mudanças feitas nesses sistemas que são necessárias para acomodar uma segunda língua, incluindo controle cognitivo e processamento perceptivo.
A palestra pode ser acessada através do link.