Tatiana Koerich Rondon defende sua dissertação de mestrado e é aprovada no processo seletivo para doutorado no Programa de Pós-Graduação em Inglês da UFSC

09/01/2020 13:11
 No último dia 13 de dezembro de 2019, Tatiana Koerich Rondon defendeu sua dissertação intitulada “Schema Activation and Working Memory: The effect of different prereading activities on pre-intermediate and advanced EFL students’ reading comprehension”, que contou com as professoras Lêda Maria Braga Tomitch, Raquel Carolina Souza Ferraz D’Ely, Ana Beatriz Arêas da Luz Fontes e Maria Ester Wollstein Moritz (suplente) como membros da banca examinadora.

No trabalho, que foi avaliado e aprovado, verificou-se que as duas atividades de pré-leitura utilizadas têm efeitos diferentes na compreensão leitora dos alunos dependendo de sua proficiência em leitura na língua estrangeira. Enquanto a atividade de pré-leitura Redefinição Contextual teve um efeito positivo na compreensão leitora de alunos avançados de inglês quando medida através de perguntas de compreensão, esta mesma atividade teve um efeito oposto na compreensão leitora de alunos do nível pré-intermediário. Em relação à atividade de pré-leitura Organizador Gráfico, esta apresentou um efeito positivo na compreensão leitora de alunos do nível pré-intermediário quando medida através de perguntas de compreensão e não apresentou impacto na compreensão leitora de alunos do nível avançado. Por fim, foram encontradas correlações significativas entre as medidas de memória de trabalho e os escores das duas medidas de compreensão utilizadas, a saber, perguntas de compreensão e recordação livre por escrito, no grupo pré-intermediário. Não foram encontradas correlações significativas quando ambas as atividades de pré-leitura foram usadas no grupo avançado. 

Tatiana Koerich Rondon dará continuidade à pesquisa na área de leitura e cognição no Programa de Pós-graduação em Inglês da UFSC (https://ppgi.posgrad.ufsc.br/) onde foi aprovada em segundo lugar na seleção de doutorado com início em 2020, também sob a orientação da professora Lêda Maria Braga Tomitch.

Por: Tatiana Koerich Rondon